Quando o assunto é logística internacional, é impossível não pensar em cargas conteinerizadas. Afinal, o transporte de mercadorias em contêiner oferece uma solução segura, eficiente e econômica para a movimentação de mercadorias entre países. No entanto, a escolha da embalagem adequada é fator determinante para garantir a integridade das mercadorias durante o transporte e para otimizar o uso do espaço no contêiner.
Cada tipo de embalagem oferece características específicas que atendem a diferentes necessidades de proteção, armazenamento e manuseio das mercadorias.
Veremos neste artigo um pouco sobre como funciona o transporte marítimo internacional e os principais tipos de embalagens no transporte em contêiner.
Boa leitura!
Como funciona o transporte marítimo internacional?
O transporte marítimo internacional é responsável por movimentar cerca de 90% das mercadorias comercializadas entre países.
Sua relevância se deve à capacidade de transportar grandes volumes de carga a custos relativamente baixos, conectando continentes e impulsionando a economia mundial.
Principais etapas do transporte internacional
Para um melhor entendimento sobre como funciona o transporte marítimo internacional, vamos descrever a seguir as suas principais etapas:
- prontidão da carga: consiste na preparação da carga e na escolha de embalagens adequadas e resistentes e sua correta marcação e identificação, além da emissão correta e completa da documentação para a entrega da carga pelo exportador ao transportador na origem dentro da data acordada;
- movimentação da carga da fábrica até o terminal: transporta-se a carga até o terminal portuário na origem. Isso exige um planejamento logístico eficiente para garantir a pontualidade e a segurança;
- armazenagem temporária: a carga fica armazenada temporariamente no terminal até o embarque do navio;
- desembaraço no porto de origem: as mercadorias passam por fiscalização aduaneira no porto de origem, para que as autoridades possam verificar as documentações apresentadas em relação ao embarque e à legislação vigente;
- embarque na origem: coloca-se a mercadoria nos navios, de acordo com um plano de carregamento pré-definido;
- viagem marítima: o navio segue rotas pré-definidas, sendo a carga monitorada durante toda a viagem;
- desembarque na origem: após a chegada do navio, ocorrem a descarga da mercadoria e seu armazenamento no terminal, até a sua retirada pelo importador;
- desembaraço aduaneiro no porto de destino: a carga passa por nova fiscalização aduaneira, similar à etapa que aconteceu na origem. No destino, o importador registra então a declaração de importação, efetua o pagamento dos tributos e aguarda pela liberação de suas mercadorias;
- entrega da mercadoria no destino final: uma vez liberada, a mercadoria segue viagem até o destino final, definido no momento da negociação internacional. Caso o importador não deseje que ela seja entregue no seu estoque principal, é de sua responsabilidade designar um armazém terceiro para o descarregamento.
Qual o tipo de embalagem ideal para o transporte internacional da minha carga?
O transporte internacional de mercadorias exige uma escolha cuidadosa da embalagem para garantir a integridade dos produtos durante toda a logística. Esta é uma etapa importante, porque uma embalagem inadequada pode comprometer a integridade da carga, gerar custos adicionais e até mesmo impedir o seu embarque.
Portanto, na escolha da embalagem ideal, deve-se considerar vários fatores como, por exemplo, a natureza da mercadoria, as condições de transporte, as regulamentações internacionais e os custos envolvidos.
Em seguida, vamos conhecer algumas das embalagens utilizadas no transporte internacional de cargas.
Pallet
Os pallets são estruturas planas e horizontais, geralmente feitas de madeira ou plástico, utilizadas para facilitar o transporte e armazenamento de carga geral.
Eles funcionam como uma base, que permite a movimentação das cargas por meio de empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação, reduzindo assim o esforço manual e aumentando a eficiência no carregamento e descarregamento das mercadorias. Além disso, permitem o empilhamento seguro das cargas, para aproveitar ao máximo o espaço vertical em armazéns e contêineres.
Ademais, ao padronizar o tamanho das cargas, os pallets facilitam a organização e a utilização eficiente do espaço de armazenamento.
Saco de polipropileno (big bag)
Os sacos de polipropileno, também conhecidos como sacos big bag, são embalagens versáteis amplamente utilizadas no transporte e armazenamento de diversos tipos de produtos a granel.
Esses sacos, feitos de tecido de polipropileno de alta resistência ao rompimento, proporcionam uma estrutura flexível e robusta que pode suportar grandes quantidades de materiais. Seu uso é muito comum em vários setores da economia para o transporte de granéis sólidos, como grãos, sementes, fertilizantes e minérios, por exemplo.
Uma vantagem adicional dos big bags é sua contribuição para práticas mais sustentáveis, pois são reutilizáveis e recicláveis. Portanto, ajudam a reduzir o desperdício de embalagens descartáveis, promovendo uma cadeia de suprimentos mais ecológica.
Caixa de madeira
As caixas de madeira são uma solução tradicional de embalagem e amplamente utilizadas para o transporte internacional de mercadorias.
A madeira é um material que pode suportar cargas pesadas e condições adversas, capazes de resistir a impactos e vibrações durante o transporte, oferecendo proteção superior em comparação com os outros materiais, como papelão ou plástico.
As caixas de madeira podem ser facilmente customizadas a fim de atender às necessidades específicas de diferentes tipos de mercadorias. Isso inclui ajustes nas dimensões, reforços internos e opções de fechamento, garantindo a proteção adequada de cada item durante o transporte.
No entanto, o transporte internacional de cargas em caixas de madeira requer atenção quanto ao tratamento fitossanitário exigido para qualquer tipo de madeira. De acordo com a NIMF 15 (Norma Internacional para Medidas Fitossanitárias nº 15), a embalagem de madeira deve ter um selo ou marcação indicando o seu tratamento.
IBC
As embalagens intermediárias para granel, conhecidas como IBC (Intermediate Bulk Containers), são amplamente utilizadas no transporte internacional de mercadorias devido à sua eficiência, versatilidade e segurança.
Projetadas para o armazenamento de líquidos, sólidos granulados, semissólidos e pastosos, tornam-se uma solução ideal para diversas indústrias, como química, alimentícia, farmacêutica e cosmética.
Esses reservatórios são fabricados com materiais resistentes, como polietileno de alta densidade (PEAD) para a contenção interna e uma estrutura externa de aço ou plástico reforçado para proteção. Possuem dimensões padronizadas para otimizar o espaço durante o transporte e armazenamento, permitindo empilhamento eficiente e utilização máxima dos contêineres de carga.
Flexitank
Flexitanks são grandes bolsas flexíveis feitas de polietileno e polipropileno, projetadas para serem instaladas dentro de contêineres padrão de 20 pés para o transporte de líquidos não perigosos em grande volume, por exemplo, óleos vegetais e óleos comestíveis, glicerina, água potável, sucos de frutas, vinhos, xaropes, etanol, entre outros.
Foto: Acervo BWLog
Eles possuem capacidade de até 24.000 litros ou até mais, dependendo do modelo, o que significa maximização do espaço e redução considerável nos custos operacionais. Além disso, são totalmente recicláveis, eliminando a necessidade de transporte de retorno, o que reduz a pegada de carbono das operações de transporte internacional.
Os flexitanks da BWLog possuem capacidade superior a 24.000 litros e permitem o transporte de diversas mercadorias, simplificando a cadeia logística, reduzindo os custos associados à transferência dos produtos entre diferentes modos de transporte e minimizando riscos de contaminação cruzada entre diversas cargas.
A BWLog é expert em transporte internacional
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